Lilypie First Birthday tickers

Amiguinhos

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

♥ Projecto Fraldinhas distribui kits de fraldas reutilizáveis...

A opção pelas fraldas reutilizáveis permite uma poupança de 500 euros, se as usar apenas num bebé. Se passarem para um irmão, a poupança será ainda maior. Para além disso, está a poupar o ambiente.

Os bebés nascidos esta semana vão receber Kits de fraldas reutilizáveis, para os pais conhecerem e experimentarem a alternativa às fraldas descartáveis. Trata-se do projecto Fraldinhas que assinala assim a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a decorrer de 20 a 28 de Novembro.

O projecto envolveu 24 hospitais e maternidades públicas de norte a sul do país, numa parceria desenvolvida pelos Sistemas de Tratamento de Resíduos, pela EGF (Empresa Geral do Fomento) e pela Quercus. A nível nacional serão distribuídos cerca de 1600 kits.

A cada hora, a Valorsul recebe três toneladas e meia de resíduos de fraldas que as famílias colocam no lixo. Diminuir este volume é o objectivo do projecto.

A título simbólico, o Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, entregou um kit de fraldas reutilizáveis ao primeiro bebé nascido na Maternidade Alfredo da Costa na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos. A entrega decorreu hoje, dia 22, após a qual o projecto foi apresentado de forma mais detalhada.

O uso de fraldas reutilizáveis é uma das medidas previstas no PPRU - Plano de Prevenção de Resíduos Urbanos, para reduzir a quantidade de resíduos de fraldas produzidos. Estes são actualmente encaminhados para deposição em aterro sanitário (74%) e para incineração (26%). Na Valorsul são processadas, a cada hora, três toneladas e meia de resíduos de fraldas

O que é o projecto Fraldinhas?
O Projecto Fraldinhas nasceu da necessidade de sensibilizar a população para a quantidade de resíduos provenientes de fraldas descartáveis, que estão a aumentar todos os anos a um ritmo acelerado. Neste âmbito, e porque não existem soluções de reciclagem em Portugal, a EGF e os Sistemas, em parceria com a Quercus, desenvolveram um projecto de nível nacional que destaque esta necessidade.

Estas fraldas inspiram-se no cuidado e dedicação das tradicionais fraldas de pano, mas acompanham o ritmo das gerações actuais - são laváveis, amigas do ambiente, económicas e saudáveis, podendo ajudar a prevenir algumas alergias.

O que são Fraldas Reutilizáveis?
São fraldas em tecido (algodão, bambu, ou outros produtos naturais) disponíveis em diversos sistemas de utilização (tudo em um ou 2 em 1). São fáceis de usar - fecham com mecanismos de velcro ou molas - e depois de lavadas podem voltar a ser usadas. A lavagem pode fazer-se na máquina juntamente com a restante roupa, mesmo a 40 graus, e suportam cerca de 800 lavagens.

Poupar no ambiente e no orçamento familiar
O uso de fraldas reutilizáveis previne a produção de cerca de uma tonelada de resíduos de fraldas por bebé.


Mas existem outras vantagens, para além das ambientais. As fraldas reutilizáveis têm um maior investimento inicial mas podem ser uma grande poupança se considerarmos os dois anos e meio em que um bebé habitualmente usa fraldas ou a utilização em mais de um filho. Quando um bebé deixar de usar, podem passar de filho para filho, podendo ser reutilizadas até três bebés. Se usar apenas para um bebé, no total a sua família poderá poupar 500 euros.




3 comentários:

Anónimo disse...

Tenho um bebe de 15 meses, e uso fraldas reutilizáveis.
Tive muitas duvidas se devia ou não usar este tipo de fraldas, mas depois de ler vários artigos e opiniões, decidi usar.
Hoje sei que foi a melhor decisão que tomei.
Estou a cuidar da saúde do meu bebé, estou a cuidar do meu ambiente e a poupar dinheiro.

Anónimo disse...

Usei fraldas reutilizáveis na minha filha e vou voltar a usar as mesmas no bebé que vem aí!Poupei bastante e é uma questão de hábito, pois são bastante práticas.
Comprei as minhas no site www.ecobebes.com , são de grande qualidade, pois experimentei uma de cada mas depois optei pelas de Bambu, pois são ainda mais absorventes

Anónimo disse...

Usei fraldas reutilizáveis na minha filha, e agora vou voltar a usar as mesmas no bebé que vem ai!Poupei bastante e são sem dúvida melhores para os nossos bebés, são muito confortáveis.Depois de fazer uma pesquisa comprei as minhas no site www.ecobebes.com, são de grande qualidade,experimentei de todos os tecidos!Aconselho vivamente a usarem!

 

Blog Template by YummyLolly.com