Lilypie First Birthday tickers

Amiguinhos

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

♥ A chave da duração da gravidez está na placenta...

O desenvolvimento fetal faz-se mais rápido quanto mais dobras existem. Elas permitem mais conexões entre mãe e bebé e, portanto, maior passagem de nutrientes.

A duração da gravidez de um mamífero, incluindo o ser humano, é determinada pela estrutura e forma da placenta, que só consegue passar, de uma vez, um número limitado de nutrientes. Quanto mais dobras tiver a placenta, mais ligações existem entre mãe e bebé e mais rapidamente se dá o desenvolvimento fetal. É por isso que a gravidez humana é relativamente longa, quando comparada com outros mamíferos.

A placenta humana tem ramificações em forma de dedos, que oferecem um número de conexões muito mais limitado do que por exemplo a placenta de uma fêmea leopardo. Esta tem uma área mais extensa de tecidos que permitem a passagem de nutrientes.

Os mamíferos com placentas mais complexas são os que têm gestações proporcionalmente mais curtas. Como os cães e os leopardos - dois e três meses, respectivamente.

A conclusão é o resultado de uma investigação realizada nas universidades de Durham e Reading, no Reino Unido, que analisou 109 espécies de mamíferos e vai ser publicada no jornal American Naturalist.


0 comentários:

 

Blog Template by YummyLolly.com