Lilypie First Birthday tickers

Amiguinhos

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

♥ Voltar ao trabalho antes de o bebé ter um ano...

Regressar ao trabalho durante o primeiro ano de vida do bebé é o que têm de fazer a maior parte das mães trabalhadoras. Algumas não o fazem sem levar um boa dose de sentimentos de culpa e preocupação com o bem-estar do bebé. Um novo estudo realizado nos EUA vem descansa-las e afirmar que o facto de as mães trabalharem tem de ser avaliado no contexto do bem-estar de toda a família e que o bebé não sai prejudicado desde que seja encontrada uma solução de qualidade para o tempo em que a mãe está ausente.

O estudo analisou o desenvolvimento de cerca de 1000 crianças desde o nascimento até aos sete anos. É verdade que as crianças cujas mães regressam ao trabalho durante o seu primeiro ano de vida têm piores resultados em testes cognitivos, o que se mantém até à entrada na escola primária. Mas esta desvantagem é compensada por outras vantagens de ter uma mãe que trabalha, como o mais alto rendimento da família. O estudo diz ainda que as mães que trabalham têm mais sensibilidade às necessidades dos filhos do que as que ficam com eles em casa até mais tarde. Segundo os autores do estudo, os benefícios acabam por compensar os prejuízos.

Mas também é verdade, dizem, que os efeitos negativos só serão neutros se a família encontrar um serviço ou uma substituta de qualidade. E se é verdade que trabalhar a tempo inteiro, se houver um bom cuidado na ausência da mãe, não prejudica o bebé, o estudo demonstrou que o trabalho em part-time durante o primeiro ano permite um melhor desenvolvimento do bebé.

Da mesma forma, regressar demasiado cedo ao trabalho, nos primeiros três meses, pode levar a problemas de comportamento na creche e mais tarde na escola.


Este estudo é o primeiro que analisa outros factores como os rendimentos, a saúde mental da mãe, a qualidade dos cuidados ao bebé, ao avaliar o impacto do regresso da mãe ao trabalho.


O estudo foi realizado na Universidade de Columbia.



0 comentários:

 

Blog Template by YummyLolly.com