Lilypie First Birthday tickers

Amiguinhos

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

♥ Piolhos não devem afastar crianças da escola...

A Academia Americana de Pediatria (AAP) aconselhou as escolas a alterarem as suas normas em relação às crianças com piolhos. Segundo um novo relatório, não há necessidade de estas serem afastadas da escola, uma vez que a infestação por piolhos não é uma ameaça à saúde pública, nem leva à transmissão de doenças. É apenas um grande aborrecimento, segundo os autores.

Por regra, as crianças só podem regressar à escola quando não apresentarem quaisquer sinais de infestação, ou seja, não podem ter piolhos nem lêndeas.

A AAP considera esta medida demasiado rigorosa, pois pode afastar as crianças saudáveis da escola durante vários dias ou semanas. Esta situação não beneficia as crianças nem as turmas e contribui para que haja uma reacção de preocupação desproporcionada, dos pais e das crianças, a um problema que é banal e não tem quaisquer consequências graves. Além disso, quando se descobre que uma criança tem piolhos, a situação pode ter tido início há várias semanas e a criança não representa maior risco para as outras depois de ter feito o tratamento em casa do que na véspera ou dois dias antes. Mesmo que ainda existam vestígios da infestação, como lêndeas que se mantêm agarradas ao cabelo, não há razão para afastar a criança.

O novo relatório acrescenta que os pediatras deviam envolver-se mais no apoio aos pais, em caso de infestação, pois existe muita ignorância por parte destes sobre o tratamento e medidas a aplicar.

Esta actualização de guidelines da AAP sobre o assunto é a primeira desde 2002.



0 comentários:

 

Blog Template by YummyLolly.com