Lilypie First Birthday tickers

Amiguinhos

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 3 de agosto de 2010

♥ Nascer às 37 semanas já aumenta risco de problemas respiratórios...

Nascer antes do termo da gestação, mesmo que seja pouco tempo, aumenta os riscos de o bebé desenvolver problemas respiratórios. Um estudo desenvolvido nos EUA (Universidade e Illinois, Chicago) permitiu concluir que os bebés nascidos entre as 34 e as 37 semanas têm um risco significativamente mais elevado de problemas respiratórios do que aqueles que nascem entre as 38 e as 40 semanas de gestação. O risco diminui com cada semana de gravidez.

Foram analisados dados de 234 mil partos, ocorridos entre 2002 e 2008, em 19 hospitais americanos. Entre os bebés nascidos entre as 34 e as 37 semanas de gestação (mais de 19 mil), mais de sete mil tiveram de ser assistidos em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais. Destes, mais de dois mil sofriam de problemas respiratórios.

No grupo dos 166 mil bebés nascidos no termo da gravidez (entre as 38 e as 40 semanas), quase 12 mil foram assistidos nas UCI e destes apenas 1874 revelaram problemas respiratórios.

Um dos problemas mais graves é a Síndrome da Angústia Respiratória do Recém-nascido. Entre os bebés nascidos às 34 semanas, 10,5 por cento foram atingidos por esta doença. A mesma que afectou apenas 0,3 por cento dos nascidos às 38 semanas.


Os casos de pneumonia decresceram de 1,5 por cento no primeiro grupo para 0,1 por cento no segundo.

Este é mais um estudo que vem alertar para os riscos de antecipar o parto, através de cesarianas programadas, muitas vezes mesmo antes das 38 semanas, sem haver fortes razões clínicas que o justifiquem.

As conclusões deste estudo foram publicadas no último número do Journal of the


American Medical Association.



0 comentários:

 

Blog Template by YummyLolly.com