Lilypie First Birthday tickers

Amiguinhos

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 6 de julho de 2010

♥ As Primeiras Papas...

As primeiras papas, as primeiras sopas, a fruta... Um mundo de novos sabores e texturas e um objecto novo a entrar em jogo na hora de comer. A colher pode ser tão estranha como a própria comida para um bebé que toda a vida mamou. Para alguns, estes são desafios fáceis e saborosos. Para outros, cada nova refeição é uma guerra. De boca irredutivelmente fechada ou a cuspirem tudo o que entra, fazem perder a paciência a mães e pais que desesperam por poder ver o fundo do prato. Se é esse o seu caso, deixamos-lhe alguns conselhos:


Não abre a boca!


Espere que o bebé tenha fome. Faça um intervalo um pouco maior do que é habitual. Por vezes, é o sufciente para o bebé aceitar melhor a sopa ou a papa.

Se está a amamentar, peça a outra pessoa para dar a sopa ao bebé. Facilita não ter a mãe - a dona da maminha - ali ao pé, quando apetece mais o leite já conhecido do que o esforço de aceitar a novidadede do sabor e da colher.
Há bebés que se distraem com a televisão ou com irmãos a brincar ali por perto e por isso não abrem a boca para comer. No fundo, há coisas que estão a interessá-los mais. Nesse caso, procure que a refeição aconteça num local calmo, sem motivo de distracções.
Converse com ele sobre a sopa ou a papa, como está boa, como ele está crescido e a comer bem, cante-lhe uma canção, mas não caia na tentação de contratar a banda ou o circo para distrair o seu bebé enquanto come. É preciso que a refeição seja apreciada como tal e não distraí-lo para que coma sem dar por nada.

Demora muito a comer


Há pais que se queixam de que o bebé demora muito a comer. Mas se acaba por comer é o mais importante. Os bebés não têm o nosso ritmo e nem todos são sôfregos e «esfomeados». Comer devagar é melhor para a saúde, portanto não apresse demasiado a refeição. Deixe-o comer ao seu ritmo e fazer um pequeno intervalo se for caso disso. Essa é a melhor forma de perceber na altura certa quando se está saciado.

Há sopa por todo o lado


Prepare-se para a sujidade. Faz parte do processo o bebé ficar com sopa dos pés aos cabelos, na roupa e em toda a volta. Limpar é fácil se estiver preparada para isso. Coloque um avental, compre babetes bem grandes e tenha à mão papel de cozinha.


Coloque o bebé numa posição reclinada, em vez de sentado com as costas direitas - ajuda a que fique mais sopa ou papa dentro da boca.

Estranha a colher


No início, vai haver ainda o reflexo de sucção. É normal que o bebé queira mamar na colher. Escolha uma de silicone que não o magoe. Deixe-o mexer nela, habituar-se ao objecto, mordê-la, para não ser uma coisa completamente estranha que está a entrar-lhe pela boca com uma substância igualmente estranha.


Diluir a papa e dá-la no biberão não é uma boa opção pois não estará a habituar o bebé à colher e à mastigação - está sim a dar-lhe a ideia de que pode comer tudo no biberão, basta virar a cara ou cuspir a papa. A adaptação à colher vai assim tornar-se mais difícil.

Faz muitas caretas

Fazer caretas é normal até porque o bebé está a aprender movimentos novos, com a boca e os músculos da face. Nem sempre quer dizer que não gosta do sabor. Mas também é normal que estranhe o sabor e a textura e reaja com caretas. Se perceber que o bebé não gosta de determinado sabor, não deve optar por nunca mais lhe dar essa fruta, legume, carne ou peixe. Deve voltar a experimetar alguns dias depois. Um estudo demonstrou que os bebés precisam de ser expostos vezes a um novo sabor até gostarem realmente dele.





0 comentários:

 

Blog Template by YummyLolly.com