Lilypie First Birthday tickers

Amiguinhos

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 14 de junho de 2010

♥ Memórias e Sabores...

As mais precoces sensações de sabor experimentadas pelo seu bebé são determinantes para as suas preferências futuras em termos de produtos alimentares.

Investigadores destas áreas identificaram três períodos críticos no que diz respeito a esta forma de moldar, durante a primeira infância, os futuros hábitos alimentares.

O primeiro remonta ainda ao tempo em que o bebé ainda está no útero, mais concretamente, por volta dos dois últimos meses de gestação. Neste primeiro período, é evidente a existência de uma ligação entre as preferências alimentares da mãe em termos de sabores, e as que o bebé irá desenvolver na altura em que estiver a ser desmamado.

Os primeiros meses da amamentação também são importantes, uma vez que o leite materno contém sabores relacionados com a alimentação da mãe, o que leva a criança a experimentar novos sabores a cada mamada.

Neste sentido, garante a especialista Julie Mennella, investigadora do Monell Chemical Senses Center de Filadélfia, esta fase é igualmente determinante no processo das preferências alimentares, ainda no domínio da memória-sabor.

Finalmente, o momento em que a criança é desmamada, também é outro marco significativo no que diz respeito a preferências. Quando crescer, é sabido que o bebé nutrirá especial gosto pelos novos alimentos que agora começa a tomar o gosto. Por isso, os especialistas recomendam que se introduza na alimentação do bebé um produto de cada vez, separadamente e sem misturas, como por exemplo, puré de cenoura ou de bróculos.

É a forma mais segura de que ele venha a reconhecer, a partir dos sete meses de idade, os sabores e as texturas de cada um deles. Estudos evidenciam que não é boa ideia dar ao bebé alimentos misturados, como papas de carne com legumes, por exemplo.

Quando se habitua a sabores indiferenciados, mais tarde terá dificuldade em adaptar-se a novos sabores, sentirá aversão pela diversidade e será difícil de contentar.


0 comentários:

 

Blog Template by YummyLolly.com