Lilypie First Birthday tickers

Amiguinhos

Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 14 de maio de 2010

♥ O que é um percentil?

Nas tabelas de crescimento relativas à altura e peso, o percentil refere-se à posição que a criança ocupa em relação às crianças da mesma idade. Ou seja, uma criança no percentil 75 da altura, é mais alta do que 75 por cento das crianças da sua idade. Se estiver no percentil 25 quer dizer que é apenas mais alta do que 25 por cento. Assim, 75 por cento das crianças da sua idade são mais altas.

O percentil indica se uma criança é alta ou baixa para a idade, tendo em conta uma média. Mas diz mais do que isso. Se cruzarmos o percentil de peso com o percentil da altura, sabemos se existe um equilíbrio no crescimento da criança, ou se, pelo contrário o seu peso está acima ou abaixo daquilo que seria esperado para a sua altura. Uma criança com percentil 10 para a altura e percentil 90 para o peso é seguramente uma criança obesa. Mas a maior parte dos pais envolvidos no estudo não conseguiu fazer essa leitura num gráfico.

Mais importante do que isso, os percentis ajudam os pediatras a avaliar a evolução da criança. Se existir uma alteração brusca, subida ou descida, nos percentis, pode ser sinal de algum problema de saúde. É preciso fazer exames que confirmem ou desmintam a suspeita.



0 comentários:

 

Blog Template by YummyLolly.com