Lilypie First Birthday tickers

Amiguinhos

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 11 de maio de 2010

A Nidação...

O QUE É NIDAÇÃO?

A Nidação é o processo de implantação do embrião, no endométrio. A fixação do embrião ao endométrio (este precisa estar em boas condições para o sucesso da implantação – 7mm no mínimo), é a ligação que garantirá a sobrevivência do feto.

POR QUE ACONTECE?

Após fecundado, o óvulo inicia seu processo de multiplicação celular e ao mesmo tempo dirigi-se ao endométrio, demorando este processo cerca de 5 dias. Chegando ao endométrio, o óvulo, agora já embrião graças à multiplicação celular, começa afundar-se, aninhar (daí o nome nidação), e para isso utiliza enzimas que digerem as células do endométrio. Parte dos nutrientes resultantes dessa “digestão” são utilizados para nutrir o próprio embrião, ao mesmo tempo é envolvido por células do endométrio, sendo acolhido, nidado. Após a nidação, tem início um outro processo, formação das estruturas embrionárias (placenta, cordão umbilical, saco amniótico).

Mesmo antes da nidação o próprio embrião produz a Hormona Gonadotrópica (HCG) que vai impedir a regressão do corpo amarelo e manter a produção de Progesterona e Estrogénios, e a partir da 5ª semana os hormônios necessários à sobrevivência do embrião serão produzidos pela placenta.

QUANDO ACONTECE?

A nidação pode acontecer entre 5 e 15 dias após a fecundação.


0 comentários:

 

Blog Template by YummyLolly.com