Lilypie First Birthday tickers

Amiguinhos

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 20 de maio de 2010

♥ Quando introduzir os primeiros alimentos sólidos?

Alguns pediatras recomendam aos quatro meses e outros aos seis.

Poderá começar a ouvir sugestões de avós, ou amigas ansiosas por ajudar, para introduzir os primeiros alimentos sólidos.

Alguns pediatras continuam a recomendar que os alimentos sólidos devem começar aos 4 meses, embora muitos actualmente aconselhem aguardar até aos 6 meses. Até iniciar a transição, todas as necessidades nutricionais do seu bebé são colmatadas através do leite materno ou do leite de substituição. Por volta dos 4 a 6 meses, o sistema digestivo do bebé está finalmente pronto a aceitar alimentos sólidos como outro elemento da sua dieta.

A aptidão para os alimentos sólidos depende do calendário próprio de cada bebé. Eis alguns sinais que pode observar:

• O bebé quer algo mais que leite e continua a ter fome mesmo depois de ter mamado oito a dez vezes por dia.

• O bebé começa a ter movimentos de mastigação e os dentes começam a aparecer.

• O bebé consegue controlar a cabeça e mantê-la direita e firme.

• O bebé duplicou o seu peso de nascença.

A maior parte dos pediatras recomenda que comece pela papa de cereal de arroz, que é menos alergénica que os outros alimentos. Comece com uma refeição de cerca de uma colher de sopa de cereal por dia, misturada com leite materno ou leite de substituição. Após um mês ou dois, pode começar a introduzir novos alimentos, com intervalos de 2-3 dias. Isto permite ao seu bebé habituar-se aos novos sabores e ajuda-a a detectar qualquer reacção alérgica a um novo alimento. Obviamente, o seu bebé continuará a precisar do leite materno ou de substituição até ter um ano, uma vez que os alimentos sólidos não substituem os nutrientes vitais fornecidos pelo leite materno ou pelo leite de substituição, e o leite de vaca não é tolerado até aos 12 meses.


0 comentários:

 

Blog Template by YummyLolly.com