Se o seu filho costuma ter episódios de comichão intensa em alguma parte do corpo e esta apresenta vermelhidão e inchaço, consulte o pediatra, pois pode sofrer de dermatite atópica.
A dermatite atópica é uma inflamação cutânea crónica, que normalmente leva ao aparecimento de lesões e comichão intensa. Esta doença está muitas vezes relacionada com outros transtornos como a asma e a rinite alérgica, sendo que mais de metade dos doentes tem antecedentes familiares. A dermatite atópica é na maior parte dos casos causada por estímulos alergénios que provocam a reacção cutânea, embora também existam factores genéticos que podem causar o seu aparecimento
Outros sintomas:
- Vermelhidão
- Secreção na pele
- Inchaço
- Pele ressequida e descamação
- Crostas
O diagnóstico
Para realizar o diagnóstico da dermatite atópica o pediatra (ou o dermatologista) define critérios que são divididos em dois grupos:
- os critérios absolutos sao definidos tendo em conta a comichão
- os critérios menores sao definidos tendo em conta a história familiar e pessoal do doente e os resultados dos testes cutâneos, entre outros.
O tratamento
A dermatite atópica é uma doença crónica pelo que ainda não existe cura definitiva. Assim, o tratamento foca-se na diminuição da sintomatologia e consequentemente melhoria da qualidade de vida do doente.
O médico irá então recomendar um hidratante para a pele e pode prescrever anti inflamatórios e anti histamínicos que irão controlar a comichão e diminuir as erupções cutâneas.
Embora não possa tratar a dermatite atópica, pode prevenir novos episódios, evitando que a criança se exponha a factores desencadeantes como, por exemplo, alguns alimentos que possam causa alergias, a irritantes cutâneos ou ainda a alguns factores ambientais como os ácaros e o pólen.
Dicas de Poupança para o seu Dia-a-Dia!
Há 1 semana
0 comentários:
Enviar um comentário